ACTIVIDADES DA SOCIEDADE

Orquestra Ligeira da Sociedade Recreativa e Musical 1.º de Agosto Santa Iriense.

Fundada em Maio de 1986.

No seu repertório está representada em especial a Música Ligeira e Popular.
Ao longo dos anos tem participado em diversas iniciativas, nomeadamente: Comemorações do Dia Mundial da Música, festejos promovidos pelas Autarquias, festas de aniversário de várias Colectividades, organizações do INATEL, Juntas de Turismo, etc.

Tudo começou quando em 1986 a Escola de Musica da Sociedade 1º de Agosto, com cerca de cinquenta alunos, conduziu à apresentação em publico da então chamada Mini Orquestra Ligeira.

A Escola de Música manteve o trabalho de formação musical aos jovens e no ano seguinte, já com um nível técnico valorizado, teve a sua oportunidade e apresentou-se a todo o país em directo no programa da RTP “O Recreio dos Lisboetas”, realizado nas instalações da Sociedade 1º de Agosto, no dia 12 de Setembro de 1987.

Desde então os convites não mais pararam de aparecer por parte de entidades oficiais e particulares, autarquias e associações para participar em Encontros de Orquestras, Concertos e outras manifestações culturais, tendo realizado no ano de 1988 o número de 20 actuações nos mais diversos locais do país e atingido, na sua composição, os 32 músicos.

Com o passar do tempo o seu valor artístico foi sendo cada vez mais elevado e isso ficou reconhecido com a sua participação nos seguintes eventos:

Em 1989, Espectáculos na Guarda e em Alvaiázere para as comunidades portuguesas dos cinco continentes, transmitidos pela RTP Internacional.
Em 1989, convidado especial a participar no I Festival Ibérico das Bandas Amadoras do Concelho de Loures
Em 1990, participação nas Comemorações do Dia de Portugal nas festas das Comunidades Portuguesas realizadas em TROYES-FRANÇA.

Registou a presença com actuações em diversas iniciativas culturais nas seguintes localidades Loures, Luso, Alegrete (Portalegre), Melgaço, Benavente, Castelo de Vide, Zambujal, Alverca, Santo António dos Cavaleiros, Nazaré, Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Óbidos, Sobral de Monte Agraço, Avintes, Juncal, Costa da Caparica, Bucelas, etc.

No ano 2000 começou a desenhar-se o retrocesso e a necessidade de decisões para garantir a continuidade da actividade da Orquestra Ligeira da Sociedade 1º de Agosto.
Verificou-se por parte dos jovens músicos que ao crescerem e terminar os seus estudos foram abandonando a pouco e pouco a actividade da Orquestra. Sem novas entradas, a orquestra ficou esvaziada de músicos e sem condições para manter a actividade. Nesse mesmo ano, foi suspensa a actividade, mantendo-se em funcionamento a Escola de Música, continuando a formar jovens para a música.

Depois de várias tentativas, a actividade foi retomada com regularidade em 2006, sabendo no entanto as dificuldades que íamos enfrentar.
Embora com um número de elementos reduzido, já foram dados passos importantes para garantir a sua continuidade, contado para isso com o empenho dos músicos, do maestro, dos professores da Escola de Música e os apoios necessários da Junta de Freguesia e Câmara Municipal.

Actualmente é composta por 11 elementos.
Neste novo período de reactivação, já realizou vários espectáculos em Santa Iria de Azóia, em diversas localidades do Concelho de Loures e outros Concelhos da região centro do País, em Festas, Arraiais, comemorações do 25 de Abril, a convite de comissões de festas, colectividades e autarquias.
O seu repertório actual baseia-se, na sua maioria, em êxitos actuais da música portuguesa e alguns temas de grupos de fama internacional.

Sem comentários: