ACTIVIDADES DA SOCIEDADE


Rancho Folclórico da Sociedade Recreativa e Musical 1.º de Agosto Santa Iriense

Foi fundado em 4 de Junho de 1993, sendo presentemente constituído por 34 elementos, maioritariamente jovens.

Por pertencer a uma freguesia que outrora esteve integrada no concelho de Alverca e, posteriormente, no de Vila Franca de Xira (passando a fazer parte do concelho de Loures em 1886, ano em que este foi criado) as representações do Rancho Folclórico da Sociedade Recreativa e Musical 1.º de Agosto Santa Iriense são, de uma maneira geral, o reflexo da cultura ribatejana.

Tendo como suporte musical uma tocata composta por dois acordeões, uma bilha, ferrinhos, pandeiretas e reco-reco, o rancho apresenta em palco danças variadas, de entre as quais se destacam o bailarico saloio, as valsas marcada e danada, os viras marcado e rodado, os fados dançado e cantado, os corridinhos, verdes-gaios, picadinhos, moda dos dois passos e o fandango.

Ao longo destes anos o nosso Rancho tem participado em diversas iniciativas, nomeadamente Festivais de Folclore, onde destacamos: Atalaia – Montijo, Caldas da Rainha, Folkloures, Arcozelo do Cabo – Moimenta da Beira, Alcobaça, Vala do Carregado – Santarém.
Tem participado também em iniciativas de várias Freguesias e Concelhos do País.

O Rancho Folclórico da Sociedade Recreativa e Musical 1.º de Agosto Santa Iriense organiza, anualmente, as comemorações do seu aniversário e um Festival de Folclore.

Sem comentários: